Tivas Miguel lança EP com inéditas

Intérprete e compositor, com mais de 700 obras gravadas, Tivas é nome obrigatório na história da música brasileira

tivas_destaq

Quando Tivas deixou a pequena Juripiranga, interior da Paraíba, rumo à capital paulista, no início dos anos 80,  trazia na bagagem o grande sonho de vencer em um mercado que sempre foi muito disputado: o da música.

O caminho foi parecido com o de tantos outros que tentaram a sorte cantando na noite, um trabalho que não era muitas vezes reconhecido como deveria, porém trouxe um aprendizado que lhe serviu de base e valeu contatos com pessoas que puderam abrir portas importantes do mercado fonográfico.

Nessa época, em que a música sertaneja passava por uma grande transição, deixando um pouco a característica mais “caipira” em prol de um romantismo maior e arranjos que ousavam com o implemento da guitarra e teclados,  Tivas colheu os primeiros frutos de seu esforço, graças a um talento inato na arte de compor. A canção “Fio de Cabelo”, de Chitãozinho & Xororó, abria um novo horizonte nas rádios do Brasil, e nomes como João Mineiro & Marciano e Léo Canhoto & Robertinho eram sucesso de vendagem. Entendendo plenamente os novos ares do mercado, Tivas não demorou a emplacar o seu primeiro grande sucesso, “Eu Te Preciso”, escolhida como música de trabalho de um LP lançado por Matogrosso & Mathias. E era apenas o começo de uma trajetória vitoriosa como compositor.

Em pouco tempo, Tivas já ganhava o reconhecimento dos grandes intérpretes e colecionava trabalhos com nomes como Jair Rodrigues, Chitãozinho & Xororó, Sérgio Reis e João Mineiro & Marciano. Pouco a pouco foi conquistando o respeito e se tornando um dos autores mais requisitados do país. Em paralelo ao trabalho de compositor, Tivas fechou um contrato com a gravadora Continental e lançou seu primeiro álbum. O sucesso, já alcançado nas letras assinadas por ele, foi repetido como intérprete. Tivas ganhou o cobiçado “Prêmio Sharp”, atual “Prêmio da Música Brasileira”, na categoria “Revelação da Canção Popular”.

A premiação o tornou ainda mais conhecido, e muitos intérpretes já o procuravam para solicitar as suas letras. Nos anos seguintes, Tivas já participava de um seleto grupo de compositores _ Carlos Randall, Carlos Colla, Danimar, César Augusto, Piska, Joel Marques, Elias Muniz, Waldir Luz e Fátima Leão, entre outros _  que teria seu nome escrito na história da música brasileira.

O ecletismo na criação, um de seus grandes trunfos, fica claro na relação de cantores que gravaram suas obras. Ivete Sangalo, Manolo Otero, Raimundo Fagner, Reginaldo Rossi, Banda Calypso, Originais do Samba, Demônios da Garoa, Gilliard, Wanessa e Sandy & Junior são exemplos disso. Essa versatilidade, tão escassa no mercado, despertaria, em meados dos anos 90,  a admiração do saudoso Marcelo Fromer, guitarrista e um dos líderes da banda de pop-rock Titãs, um dos maiores sucessos daquele momento.

Fromer, que também atuava como produtor musical, fez questão de assinar a produção do segundo álbum de Tivas, agora pela Warner. O disco, elogiado pela crítica, também recebeu indicação ao “Prêmio Sharp” daquele ano. Entre as canções, composições obrigatórias de Tivas e inéditas assinadas por Marcelo Fromer, Paulo Miklos, Arnaldo Antunes e Sérgio Britto.

Apesar da versatilidade presente em sua obra, é inegável a importância e o peso da música sertaneja na trajetória de compositor e intérprete. Das mais de 700 canções gravadas, cerca de 500 têm como intérpretes cantores e duplas sertanejas. É difícil encontrar um nome de relevância no cenário que não tenha gravado ao menos uma obra de Tivas. Só com Zezé di Camargo & Luciano, umas das duplas mais importantes e aclamadas do segmento, são mais de 30 canções. Chitãozinho & Xororó, João Paulo & Daniel (depois Daniel em fase solo), Bruno & Marrone, Leonardo, Rick & Renner, Cezar & Paulinho, Ataíde & Alexandre, Chrystian & Ralf, Edson & Hudson, Roberta Miranda, Felipe & Falcão, César Menotti & Fabiano, Chico Rey & Paraná, Cleyton & Camargo, Dalvan e Cristiano Araújo são alguns dos que se renderam ao seu talento.

A confiança e reconhecimento são tamanhos, que no atual trabalho de Zezé di Camargo & Luciano, “Teorias”, um EP com cinco canções, duas delas são assinadas por Tivas: “Anormal” e “O Tempo é de Nós Dois”. A parceria, de longa data, já rendeu inúmeros sucessos. Entre várias canções que viraram temas de novelas, em emissoras como Rede Globo e Record, um dos destaques é na novela “América”, um dos marcos da teledramaturgia brasileira. “Fera Mansa” foi interpretada com maestria pelos irmãos Camargo.

E a música realmente corre nas veias de Tivas, que se orgulha de ter sido tema de tese de faculdade, em trabalho que analisava a importância do autor na fase de transição da música sertaneja, já citada aqui. Há alguns anos, ele comanda uma editora e um estúdio na capital paulista, onde produz seus próprios trabalhos e de outros intérpretes.

Entre novas composições e o dia a dia no estúdio, ele pretende voos mais altos em 2014, voltando a apostar em sua qualidade como intérprete. O ano mal começou e Tivas Miguel _ nome que passou a assinar como cantor _ segue a tendência de nomes como Roberto Carlos e Zezé di Camargo & Luciano e lança seu primeiro EP, com duas canções inéditas.

Seu novo trabalho, produção de Tivas e Emmanuel, que já está sendo distribuído em rádios de todo o país, mais uma vez vem despertando elogios de quem conhece música. As inéditas “Então Pra Que Sofrer” e “Vamos Fazer Diferente” são apenas uma amostra do que está por vir neste ano.

Tivas Miguel ainda tem nos planos um trabalho completo, com regravações de alguns de seus grandes sucessos e inéditas. Um álbum que certamente comprovará a qualidade de um compositor e intérprete que ganhou experiência e reconhecimento ao longo do tempo, sem perder a essência e humildade do jovem que deixou Juripiranga há mais de três décadas em busca de seus objetivos.

Carlos Guerra / Assessoria de Comunicação (Janeiro/2014)

Tagged with:     , , , ,

Sobre o autor /


Veja também

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Porteira Brasil Comunicação

Assessoria de comunicação especializada no meio artístico, a Porteira Brasil Comunicação também é responsável por um dos sites de notícias e matérias diárias sobre o mundo sertanejo mais conhecidos do mercado.

CONTATO:

carlos.guerra@porteirabrasil.com.br

SUGESTÂO DE PAUTA:

pauta2@porteirabrasil.com.br