Música sertaneja bate recorde de execuções nas rádios em 2014. O que temos a comemorar?

marcos_beluttiUma matéria publicada no G1 desta quinta-feira, assinada por Rodrigo Ortega, traz um panorama do mercado da música em 2014 e um comparativo com os anos anteriores.

As informações são baseadas em ranking fornecido pela Crowley,  empresa de monitoramento fundada em 1997, que contempla os últimos 15 anos. Alguns pontos chamam a atenção. O primeiro deles é o número de canções sertanejas (algumas nem tanto, é bem verdade) nas primeiras 100 posições: 59. Outro dado importante é que no TOP 10, que você confere no fim da postagem, encontramos oito sertanejas, ou nove, no caso de considerarmos a parceria de Jorge & Mateus e Sorriso Maroto em “Guerra fria”.

Victor & Leo tem duas canções entre as 10 mais: “O Tempo não apaga” e “Tudo com você”. A dupla Marcos & Belutti, que definitivamente conquistou seu espaço no primeiro escalão do gênero, teve a música mais executada, “Domingo de manhã”.

A matéria também destaca o crescimento do sertanejo através dos anos, em número de execuções. Em 2010, por exemplo, o gênero tinha apenas 10 canções no TOP 100. Se a tendência continuar, os “universitários” vão demorar a se formar.

Para um leitor mais crítico (principalmente aqueles que são fãs do estilo), fica óbvio que tudo isso não deve ser visto com euforia exagerada, do tipo “o novo sertanejo dominou o Brasil”, como colocam alguns. Deixando a ingenuidade de lado, e colocando o bom senso (que parece viver de férias na cabeça de muitos, quando não aposentado) para trabalhar, fica fácil chegar a uma conclusão importante sobre os dados apresentados. Eles refletem, muito mais que gosto popular, os investimentos crescentes no gênero ($$$$$, no português claro). Para quem trabalha com sertanejo, eis o grande fato a comemorar.

TOP 10

1 – “Domingo de manhã” – Marcos & Belutti
2 – “Cê topa” – Luan Santna
3 – “Os 10 mandamentos do amor” – Eduardo Costa
4 – “O tempo não apaga” – Victor & Leo
5 – “Mozão” – Lucas Lucco
6 – “Vou te amarrar na minha cama” – Bruno & Marrone
7 – “Flores em vida” – Zezé di Camargo & Luciano
8 – “Tudo com você” – Victor & Leo
9 – “Guerra fria” – Sorriso Maroto com Jorge & Mateus
10 – “Happy” – Pharrell Williams

Carlos Guerra / Porteira Brasil

Tagged with:     , , ,

Sobre o autor /


Veja também

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Porteira Brasil Comunicação

Assessoria de comunicação especializada no meio artístico, a Porteira Brasil Comunicação também é responsável por um dos sites de notícias e matérias diárias sobre o mundo sertanejo mais conhecidos do mercado.

CONTATO:

carlos.guerra@porteirabrasil.com.br

SUGESTÂO DE PAUTA:

pauta2@porteirabrasil.com.br